De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), em 20 anos faltará água para 60% do planeta. Adotar algumas medidas simples, como a instalação de equipamentos hidráulicos e mudanças de comportamento, além de contribuir com o meio ambiente, faz bem para o bolso.
Nos condomínios, o gasto com água ocupa o segundo lugar no ranking das despesas, perdendo apenas para o pagamento de funcionários. Levantamento realizado pela Lello Condomínios revela que a conta de água chega a representar de 10% a 15% do total de gastos de um prédio.
Hoje, metade da população mundial (mais de 3 bilhões de pessoas) enfrenta problemas de abastecimento de água. Muitas fontes de água doce estão poluídas ou, simplesmente, secaram. Você sabia que 97% da água existente no planeta Terra é salgada (mares e oceanos), 2% formam geleiras inacessíveis e, apenas, 1% é água doce, armazenada em lençóis subterrâneos, rios e lagos?
Pois, bem, temos apenas 1% de água, distribuída desigualmente pela Terra para atender a mais de 6 bilhões de pessoas (população mundial). Esse pouquinho de água que nos resta está ameaçado. Isso porque, somente agora estamos nos dando conta dos riscos que representam os esgotos, o lixo, os resíduos de agrotóxicos e industriais.
Cada um de nós tem uma parcela de responsabilidade nesse conjunto de coisas. Mas, como não podemos resolver tudo de uma só vez, que tal começarmos a dar a nossa contribuição no dia-a-dia? Você sabe quantos litros de água uma pessoa consome, em média, por dia? Não? São cerca de 250 litros (isto mesmo, 250 litros ou mais): banho, cuidados de higiene, comida, lavagem de louça e roupas, limpeza da casa, plantas e, claro, a água que se bebe.
Vilões do desperdício
- Os chuveiros são responsáveis por 46% do consumo geral de água em uma residência. Em um banho de 15 minutos, uma ducha de alta pressão pode liberar, em média, 135 litros de água;
- As torneiras da cozinha e os lavatórios, juntos, representam 27% do consumo de água;
- Os vasos sanitários consomem 14% do total;
- As máquinas de lavar e outros aparelhos gastam 8%;
- Lavar o carro por 30 minutos, utilizando uma mangueira, pode consumir até 560 litros de água.
Dá para viver sem água? Não dá. Então, a saída é fazer um uso racional deste recurso precioso. A água deve ser usada com responsabilidade e parcimônia. Para nós, consumidores, também significa mais dinheiro no bolso. A conta de água no final do mês será menor. O mais importante, no entanto, é termos a consciência de que estamos contribuindo, efetivamente, para reduzir os riscos de matarmos a nossa fonte de vida: a água
Nenhum comentário:
Postar um comentário